ACONTECE

Infantil 2 visita o Museu Histórico Cultural



Na história "A princesa e a ervilha", a ervilha foi parar no museu e não na panela. Museu? Para que ele serve? É só lugar de dinossauros? Nessa semana as turmas da Educação Infantil 2 visitaram o Museu Histórico Cultural de Rio do Sul e vivenciaram momentos curiosos e de muito conhecimento. Olhinhos atentos para cada detalhe da história de  Rio do Sul e região.

Com a visita as turmas descobriram que Museu é  vida em movimento e faz parte do viver e do fazer humano. Muitas curiosidades foram vistas, como uma das primeiras geladeiras da cidade (onde um bloco de gelo durava cerca de três horas), a cama de casal (que hoje parece uma cama de solteiro) e o penico (por que uma tigela está embaixo da cama?). Os pequenos viram objetos antigos e aprenderam sobre a vida cotidiana de antigamente!

 A ida das crianças ao museu, como um processo educativo e de comunicação, também objetivou estimular os pequenos a dirigir um novo olhar para a realidade, para seu patrimônio histórico,  cultural e artístico, e então contar com meios de transformar sua própria realidade.

 

Outro propósito da visita foi de despertar no público infantil a análise, interpretação e admiração pelo acervo e história regional. De acordo com as professoras , Danielle Dellagiustina e Fabia Braun , as visitas contribuem na construção das crianças  como indivíduo coletivo e participativo, expressando desejos, emoções, pensamentos e opiniões perante a sociedade.

Compartilhe:

Marcadores: