Os desafios do Colégio Salesiano Dom Bosco de Rio do Sul em tempos de pandemia
Primeiro veio a surpresa, depois o planejamento e a adaptação para uma nova realidade, o ensino remoto durante a pandemia do COVID19.
No Colégio Salesiano Dom Bosco de Rio do Sul, assim como nas diversas instituições de educação pelo mundo, a escola teve que buscar, conhecer e experimentar as melhores ferramentas virtuais para disponibilizar aos alunos e pais o acesso remoto.
Os trabalhos dos professores e gestores não pararam, seguindo o expediente dos horários escolares e o quadro de disciplinas, de forma rápida, os educadores fizeram com que os conteúdos chegassem nas casas dos alunos.
Os estudantes do Colégio Dom Bosco não tiveram um grande intervalo sem aulas, e assim tem sido desde o início da pandemia. A rotina de estudos presenciais e o conteúdo não mudaram, o que mudou foi a forma de passar o conhecimento e estimular o aprendizado.
Do Berçário ao Ensino Médio, nenhum nível ficou desamparado de conteúdo sendo que nossos professores têm reinventado as maneiras de ensinar, pois a aprendizagem propriamente dita, exige muito mais que a exposição de conteúdo, exige criatividade e competência.
Para garantir a atenção e o aprendizado dos alunos nossos profissionais usam de estratégias como música, teatro, vídeos, brincadeiras, experiências, aulas ao vivo, interação por chats, vídeo chamadas entre outras metodologias de ensino remoto.
Como principais iniciativas desenvolvidas pela escola para garantir o aprendizado durante a quarentena, estão:
Sabendo que a aprendizagem requer interação, os professores, especialmente a partir do Ensino Fundamental Final e Ensino Médio têm trabalhado com aulas ao vivo possibilitando assim que os alunos tirem suas dúvidas enquanto realizam seus exercícios e atividades
A escola ainda disponibiliza um canal de atendimento aos pais pela agenda digital onde coordenadores, regentes de turma e professores prontamente atendem as dúvidas dos pais.
Parceria escola x família
Já na Educação Infantil e Ensino Fundamental Inicial a escola conta com a parceria, paciência e apoio dos pais no processo transmitir os conteúdos e fazer as atividades propostas pelos professores já que os filhos não conseguem ainda fazer sozinhos . Desafio para escola, desafio também para os pais que, agora, exercem o papel de mediadores do processo do ensino/aprendizado.
Apoio emocional e espiritual
O Colégio Dom Bosco também teve atenção especial em relação ao apoio espiritual e emocional dos pais e alunos. Diariamente envia Acolhidas e mensagens que remetem a esperança e ao entusiasmo das famílias fortalecendo assim a fé de que dias melhores estão por vir. Muitas mensagens contam com a participação dos alunos que sentem-se felizes em não perder o vínculo espiritual com a escola. A Pastoral Escolar também tem contribuído no processo de acolhimento emocional e fica à disposição das famílias que estão mais sensíveis ao momento.
Para o Colégio Dom Bosco é fundamental que as famílias sintam-se amparadas pedagogicamente e espiritualmente para que o processo de aprendizagem remota aconteça como um compromisso e não uma obrigação.
É um momento crítico na História e, para superá-lo, torna-se indispensável a união de todos. Pais, professores, funcionários e instituições de ensino precisam perseguir o mesmo objetivo: tornar menor possível o impacto na vida de alunos e familiares.
Iléia de Borba
Assessora de Comunicação
Jornalista JPSC 2892
Compartilhe:
Marcadores: